segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Formas literárias

Naquele tempo, os poemas suscitaram mais atenção quando os críticos perceberam uma repercussão da poesia de WALT WHITMANS e EMILE VERHARENS, considerados como únicos precursores da poesia expressionista. Um dos mais importantes expressionistas foi FRANZ WERFEL.
Ele tinha opinião espontânea, até mesmo ingênua entrega à poesia sobre lembranças da infância, encontrando importantes valores íntimos no viver quotidiano aparentemente insignificante.
Também, ERNST STADLER (1883-1914) trouxe, sem o porte de valores íntimos, expressões fascinantes sobre a dinâmica da vida moderna.
A crítica à poesia
expressionista não pode omitir o fato de que o irracionalismo (primazia do sentimento medíocre ante a razão) e a mitomania (doentia tendência à mentira)
não consideraram a convicção subjetiva dos poetas,
graves sintomas de desintegração de tradições na imagem do mundo burguês, no começo do século 20.
O inverso exato daquela ideologia reinante, levantada francamente contra os expressionistas. Os expressionistas preferiram pequenas formas de contos, como,
por exemplo, ensaios.

Fonte:
http://www.usinadeletras.com.br/exibelotexto.php?cod=9789&cat=Artigos&vinda=S

Melissa Pinheiro =D

3 comentários:

  1. O termo “expressionismo”, embora aplicado inicialmente à pintura, abrangia fenômeno bem mais amplo e complexo: batizava abertamente a inquietação (agitação) espiritual e a renovação cultural que se encontrava em marcha não só na Alemanha, mas também em toda a Europa. E passou, então, a ser aplicado também à literatura e às demais artes. O movimento literário é marcado por subjetividade do escritor, análise minuciosa do subconsciente dos personagens e metáforas exageradas ou grotescas. Em geral, a linguagem é direta, com frases curtas. O estilo é abstrato, simbólico e associativo. O irlandês James Joyce, o inglês T.S. Eliot (1888-1965), o tcheco Franz Kafka e o austríaco Georg Trakl (1887-1914) estão entre os principais autores que usam técnicas expressionistas.

    ResponderExcluir
  2. O Expressionismo expressa estados de alma e é ideológico. O movimento nasceu na Alemanha por volta de 1905, e é o primeiro movimento cultural que deve ser compreendido, antes de mais nada, por uma rebelião contra a totalidade dos padrões, dos valores do ocidente.
    No expressionismo o confessado não é de ninguém , o autobiográfico não tem rosto.
    Neste ponto, a grande influência vem sem dúvida de Freud, e isto por duas razões. Em primeiro lugar a psicanálise liberta do passado. Em segundo lugar, a perspectiva de Freud é a da subjetividade; a raiz dessa nova subjetividade á impessoal: o inconsciente foge à alçada daquilo que se considerava ser a pessoa, e a subjetividade torna-se mais anônima.
    Rrequente encontramos personagens destituídas de identidade; ou bem a identidade se fragmenta, chegando a plurificar-se em diversas personagens.
    Quando a Alemanha, capitula ao Estado policial em 1933 o expressionismo passa a ser julgado "Arte degenerada" e formalmente proibido de se expressar.

    http://artebagaco.vilabol.uol.com.br/bazar/teatro/expressionismo.htm



    http://www.livrosparatodos.net/escolas-literarias/impressionismo-expressionismo.html

    ResponderExcluir
  3. O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que em sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Expressionismo

    ResponderExcluir