terça-feira, 8 de setembro de 2009

Objetivos dos expressionistas

Essa inclinação no sentido de uma experiência telúrica, original, de retorno aos instintos que tinham sido atrofiados pela modernidade, pela ciência positiva e pelo advento da era da máquina, podia se cumprir como sagração ou como miséria.
Na melhor das hipóteses, e este parece ser o objetivo dos expressionistas, como uma união feliz destas duas coisas. A reconquista da sexualidade recalcada e o retorno à terra que apaga a distinção dos rostos e esculpe o homem a partir de sua sombra também é, simultaneamente, uma aproximação da morte, da plenitude indiferenciada que nos constitui e para o interior da qual iremos após um longo ritual de degradação regido pelo tempo.

Os pintores expressionistas falam da sociedade moderna, particularmente dos seus aspectos mais negativos: a prostituição, a miséria, a dor e a injustiça, mas fazem-no recorrendo a influências dos chamados povos selvagens, numa atitude aberta por Gaugin, durante a sua estadia entre os povos da Polinésia.

Tamile Correia

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Acrecentando no comentario feito acima por Tamile Correia ... :

    As obras propõem uma ruptura com as academias de arte e o impressionismo. É uma forma de "recriar" o mundo em vez de apenas captá-lo ou moldá-lo segundo as leis da arte tradicional. As principais características são distanciamento da pintura acadêmica, ruptura com a ilusão de tridimensionalidade, resgate das artes primitivas e uso arbitrário de cores fortes. Muitas obras possuem textura áspera devido à grande quantidade de tinta nas telas. É comum o retrato de seres humanos solitários e sofredores. Com a intenção de captar estados mentais, vários quadros exibem personagens deformados, como o ser humano desesperado sobre uma ponte que se vê em O Grito, do norueguês Edvard Munch (1863-1944), um dos expoentes do movimento.

    Maria Carolina

    http://www.artesbr.hpg.ig.com.br/Educacao/11/interna_hpg1.html

    ResponderExcluir
  3. A pintura Expressionista é a representação distorcida da realidade resultando num efeito emocional. A emoção é um impulso sensorial que move um ser humano para uma determinada ação. Pintores como El Greco ou Matthias Grünewald podem ser apelidados de expressionistas, mas na prática, o termo é aplicado somente a artistas século XX.
    O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

    http://www.historiadaarte.com.br/expressionismo.html
    http://www.fineartsportugal.com/Art/art_movements/expressionism/expressionism_p.htm

    ResponderExcluir
  4. O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.

    http://www.historiadaarte.com.br/expressionismo.html

    ResponderExcluir