sábado, 3 de outubro de 2009

Heranças do Expressionismo

O expressionismo, ao se apropriar dos avanços descortinados pelo Impressionismo, radicalizou a ruptura com a tradição figurativista/naturalista historicamente realimentadora da função da arte como manifestação pictórica da beleza.
a aceitação da obra de arte como uma representação extrapolante ao mero figurativismo dos objetos naturais e desobrigada da simbolização formal, é uma aquisição específica da modernidade. Tal pensamento, ao destronar o papel retratador da arte, transferiu à obra em si mesma a maior parte do peso que anteriormente era conferido à realidade simbolizada. Doravante, o objeto artístico valia menos como simbologia e mais como obra em si mesma. Estava inaugurada a a existência da forma enquanto forma.
O Expressionismo abdica então da simples representação mimética clássica e parte em busca de uma "verdade" anterior incrustada no próprio ato de criar. Por isso, as pinceladas se tornam aparentes e o gesto do autor evidenciado; por isso a preferência do uso da xilogravura, que é uma técnica rústica pouco afeita à fidelidade fotográfica.
A trajetória expressionista tentou construir pontes necessárias que superassem tais dicotomias e dualismos e, mesmo que não tenha obtido o sucesso final, abriu novas possibilidades para que as gerações vindouras tivessem como herança novas possibilidades de fazer e pensar arte, que resultou no dadaísmo, surrealismo, aprofundando o estigma da desconstrução formal, que caracterizou a passagem do século XX.

Nayan Lima :D

3 comentários:

  1. MUITO BOM!!!!!

    Obs:
    Somente estes seguidores?!!!

    E os comentários? Onde estão?

    Será que não podíamos enriquecer mais o conteúdo deste Blog?

    Vocês estão no caminho certo!!!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ler o expressionismo e busquei algumas topicos a mais

    O Expressionismo é a arte do instinto, trata-se de uma pintura dramática, subjetiva, “expressando” sentimentos humanos. Utilizando cores irreais, dá forma plástica ao amor, ao ciúme, ao medo, à solidão, à miséria humana, à prostituição. Deforma-se a figura, para ressaltar o sentimento.
    Predominância dos valores emocionais sobre os intelectuais. Corrente artística concentrada especialmente na Alemanhaentre 1905 e 1930.

    Principais características:

    * pesquisa no domínio psicológico;
    * cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas;
    * dinamismo improvisado, abrupto, inesperado;
    * pasta grossa, martelada, áspera;
    * técnica violenta: o pincel ou espátula vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões;
    * preferência pelo patético, trágico e sombrio

    ResponderExcluir
  3. "O expressionismo não se preocupa com possibilidades de interpretação. Pertence ao mundo que quer se encontrar a si mesmo sem mentira." [Paul Hatvani, 1921]
    "Os expressionistas não tinham por objetivo representar a realidade concreta. Interessavam-se mais pelas emoções e reações subjetivas que objetos e eventos suscitavam no artista e que ele tratava de 'expressar' por meio do amplo uso da distorção, da exageração e do simbolismo. " (MERTEN, 2005, p.38)

    http://www.expressionismo.pro.br/cita02.html
    http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~miriam.rossini/expr_her.html

    ResponderExcluir